
Como funciona uma exposição
Pretende visitar uma exposição
-
Apenas gatos previamente inscritos podem entrar e participar da exposição. Não é permitida a entrada de outros gatos ou animais.
-
Todos os gatos participantes tem no mínimo 4 meses de idade, estão devidamente vacinados, saudáveis, pagaram uma taxa de inscrição e passam por uma inspeção veterinária ao entrar (alguns clubes não adotam essa regra, atentem ao risco caso possua gatos).
-
É comum as exposições receberem doações para ajudar outras ongs ou entidades na entrada. Se possível, procure colaborar!
-
Atente ao horário de visitação e procure ser silencioso, não acorde os gatos que estiverem dormindo. Observe com os olhos.
-
Não toque nos gatos ou onde eles estiverem sem a autorização do expositor responsável. Eles são banhados e preparados com cuidado para participar do julgamento de beleza. Podem estar descansando ou também desconfiados por estarem em um ambiente estranho.
-
Os gatos estão na exposição para serem julgados pelos juízes. É um concurso de beleza onde os juízes avaliam cada gato de acordo com determinados critérios por entidade ou federação, conforme explicamos em detalhes abaixo.
-
Os gatos vencedores acumulam títulos e geralmente ganham prêmios dos patrocinadores do evento (ração, troféu, rosetas, brindes).
-
Geralmente as raças de cada gato estão afixadas nas tocas e os expositores mantém a disposição cartões de visita para maiores informações ou contato futuro.
-
Os gatos presentes não estão a venda. É inclusive proibida a venda de filhotes na exposição.
-
Alguns clubes podem ter em outro ambiente ou área gatos de alguma ong para adoção. Isso é informado previamente no site do clube e no dia no local.
-
Se quiser fotografar os gatos presentes não faça o uso do flash. Ele pode prejudicar os olhos dos gatos, assustar ou estressar eles.
-
Se o gato estiver dormindo, deixe ele dormir. Eles realmente dormem em média 16 hora por dia. Acordá-los pode estressar ou assustar eles.
-
É comum ter nas exposições de gatos lojas que vendam artigos para gatos. Aproveite para adquirir esses produtos e ajudar em especial as ONGs, entidades e quem realiza trabalhos artesanais.
-
Se você quiser conversar com um criador, aguarde até quando ele tiver tempo. Ele pode estar ocupado preparando, expondo ou aguardando alguma final do seu gato e nesses momentos ele não terá como parar para lhe dar atenção. Em geral as áreas de acesso já são delimitadas.
-
Respeite o fluxo de filas e demarcação dos locais de acesso.
-
A área dos juízes é de acesso restrito dos expositores e organizadores do evento.
-
Você pode assistir aos julgamentos dos gatos, no entanto não pode interromper ou fazer perguntas. Se tiver dúvidas procure alguém da organização do evento.
Como funciona uma exposição de gatos
-
A divulgação é feita em torno de 2-3 meses antes nas redes sociais e nos sites dos respectivos clubes. Também é possível consultar nos sites dos clubes (CBG, Felisul, Amacoon, Rio Cat Clube, Gato Grupo, Clube do gato do Paraná, Unigat, Felis Catus, Allegro Cat Club) ou nas entidades FIFE e TICA.
-
Os expositores inscrevem previamente os gatos que irão participar. É paga uma taxa e existem regras a seguir, disponíveis nos sites dos clubes.
-
Gatos sem raça definida também podem participar. Contanto que estejam com as vacinas em dia, estejam banhados e tenham microchip no caso dos clubes da FIFE e se deixe tocar por estranhos, não poderá morder o juiz.
-
Para a primeira exposição o gato e o expositor não precisam estar cadastrados (salvo se for regra pelo sistema do clube). Mas para os pontos computarem ao ranking nacional (melhores do ano) antes de participar da próxima exposição, deverá regularizar seu cadastro.
-
Qualquer pessoa, mesmo não sendo criador pode participar uma vez que atenda as regras.
-
O clube organiza o local do evento e no sábado cedo os expositores chegam com os gatos. Eles são inspecionados por veterinários que checam os documentos do gato (vacinas, microchip, atestado de saúde (se requerido)) e a saúde do gato.
-
O expositor informa se todos os gatos inscritos vieram, recebe o catálogo e o(s) número(s) do(s) gato(s) inscrito(s).
-
O expositor acomoda o(s) gato(s) no local definido para ele. Ele deve trazer água, ração, caixa com areia sanitária e cama para o conforto do(s) gato(s).
-
O expositor também traz seu material de grooming para preparar o gato (pente, escova, etc).
-
No catálogo podemos conferir onde e com quem juiz o gato será julgado nos 2 dias. Geralmente os clubes dispõe de um painel onde são mostrados os números dos gatos que serão julgados por cada juiz. Ou no caso da TICA, os números ficam em cima das gaiolas no ring.
-
Os juízes recebem outro catálogo onde eles seguem a sequência dos julgamentos. Eles somente sabem raça, padrão, cor e número do gato.
-
A pessoa que auxilia o juiz se chama Stewartd (FIFE) ou Clerk(TICA) e ele ajuda o juiz limpando sua mesa após cada julgamento, chamando e organizando os gatos.
-
Cada entidade tem um modelo de exposição.
Exposição FIFE
O expositor mesmo apresenta seu gato e o leva na mesa do juiz. O juiz avalia o gato e vai conversando com o expositor, dizendo o que o gato tem de bom ou o que falta para que ele atinja o padrão ideal da raça.
-
Os gatos são separados em 4 CATEGORIAS de acordo com a pelagem:
-
1- Pelo longo
-
2- Pelo semi-long
-
3- Pelo curto
-
4- Domésticos
-
-
E dentro delas eles julgam os gatos de acordo com classe, que seria a idade e sexo:
-
Filhotes (4- 7 meses)
-
Júnior (7 - 10 meses)
-
Fêmeas
-
Machos
-
Fêmeas castradas
-
Machos castrados
-
-
Se houverem 3 gatos de uma mesma variedade (raça + padrão + cor) eles elegem o melhor desta variedade (BIV - Best of Variety).
-
Os juízes vão julgando os gatos de uma mesma categoria por idade e sexo e vai selecionando os melhores. Eles começando julgando os gatos dentro de suas respectivas categorias e classes por raça, até definirem o melhor de cada categoria e classe. O melhor gato é então nominado para a grande final no final do dia. E recebe um certificado de que ele foi nominado para a final, que acontece ao final de cada dia. (NOM).
-
Geralmente são no mínimo 3 juízes e cada um escolhe seus melhores gatos que irão competir na grande final. Ai no final do dia os juízes votam novamente no melhor gato por Categoria e classe.
-
Se todas as categorias e classes estiverem representadas por gatos, teremos 6 gatos por classe em cada uma das 4 categorias, ou seja, um gato filhote de 4 a 7 meses, um gato filhote de 7 a 10 meses, um macho adulto, uma fêmea adulto, um macho castrado, uma fêmea castrada. Ao todo 24 gatos escolhidos nas 4 categorias.
-
Na final, ou nominação para melhor da exposição (BIS - Best in Show) de cada categoria e classe os juízes votam em seus favoritos. Ganha o gato que tiver o maior número de votos. Em caso de empate os pontos somam para o ranking, mas para o desempate eles geralmente fazem sorteio a critério do clube.
-
Alguns clubes além de premiar os melhores gatos de cada classe e categoria, BIS, seguem a seleção e realizam ainda o melhor dos melhores de cada classe (BOB - Best of the Best) e depois o melhor gato da exposição (BOA - Best over all). Porém estes dois últimos prêmios não contam pontos no ranking nacional FIFè.
-
No domingo o julgamento se repete, porém cada gato passa a ser avaliado por outro juiz.
-
Os gatos vão somando pontos e títulos nas exposições. Mais detalhes e regras podem ser conferidas no site da FFB.
Fonte: Site Gatil Blumenkatzen Ragdolls

